Indo de encontro à conduta adotada pela equipe de Segurança e Cerimonial do Governo Federal — que tomou cartazes e faixas de protesto —, o presidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) exaltou a participação de manifestantes em sua visita às obras da ferrovia Transnordestina, em Iguatu, no Ceará, nesta sexta-feira (5).O mandatário ainda prometeu que, antes do fim da gestão, até os que hoje estão insatisfeitos, estarão levantando placas de agradecimento.
Em diversos momentos, o público que acompanhava o discurso do presidente reclamou de lideranças políticas locais. Um dos alvos foi o governador Elmano de Freitas (PT), cobrado por servidores da Educação e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) por melhores condições na carreira.
Cartazes e faixas do grupo foram recolhidos pelo Cerimonial e pela Segurança da Presidência da República pouco antes da chegada do chefe do Executivo Nacional. Durante o discurso do governador, alguns cartazes que passaram despercebidos pelos agentes foram erguidos.
Já em seu discurso, Lula fez menção aos protestos e exaltou o papel dos manifestantes.
“Vi uns companheiros com umas placas aí levantando, protestando, e eu acho maravilhoso que vocês protestem porque houve um tempo em que vocês não poderiam protestar, nem levantar placa neste País. Quando a gente governa de forma democrática, protestem, reivindiquem, porque, se a gente puder, a gente atende, se não pudermos, a gente diz que não pode e a vida continua, fortalecendo o processo democrático”LULA (PT)Presidente da República
PROMESSA
Já no fim de sua fala, o presidente retomou o assunto ao comentar sobre seu retorno ao Ceará para inaugurar a Transnordestina.
“Eu vou voltar para viajar de trem e espero encontrar com todos vocês, e os companheiros que estão levantando placa protestando vão levantar uma placa agradecendo, porque tudo vai estar resolvido neste País para o povo brasileiro”LULA (PT)Presidente da República
PROTESTO
Conforme o Diário do Nordeste mostrou, parte do material do protesto dos servidores do Detran-CE foi barrado logo na entrada pelo cerimonial. Em seguida, um agente da segurança reconheceu o material dos profissionais da educação que estavam próximos ao palco do evento. Outros grupos que carregavam faixas exaltando algumas lideranças políticas regionais também entregaram o material.
Em entrevista à reportagem, um agente da Segurança que retirou os cartazes justificou a medida.
“O Cerimonial informou que não pode (entrar com cartaz) pelo ambiente em si, porque ‘polui’ o ambiente, e para nós da segurança é porque (o cartaz) tapa a cara da pessoa, caso a pessoa resolva fazer algo contra (as autoridades). Mas, quando eles (os manifestantes) saírem, os cartazes vão estar lá (na entrada)”, concluiu.
RP: O SEU ENCONTRO COM O JORNALISMO SÉRIO E INDEPENDENTE É NA RÁDIO PALHANO WEB,COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO,APARTIR DAS 12;00 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA.
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.