Carta aberta de Despedida
O tempo implacável me traz até aqui, e já tendo encerrado as minhas atividades de gestor público da política pública de Assistência Social de Pires Ferreira em razão de meu afastamento para fins de assunção a outros cargos e funções em outros municípios, não poderia deixar de consignar algumas palavras, que, neste momento importante, reputo ser de enorme relevância que sejam registradas.
Ao fazê-lo, destaco, em primeiro lugar, o meu agradecimento a Deus e a Nossa Senhora minha mãe e protetora pela honra que me fora concedida para o exercício das funções até aqui exercidas!
O Servir ao próximo é talvez umas das funções mais nobres que pode o homem concretizar, e carrega o paradoxo de ser ao mesmo tempo uma das atividades mais árduas para todos aqueles que tem a mente direcionada para os caminhos que nunca se desviam daquilo que é bom, para que nunca se perca o que é correto e para que a justiça social, tomada como norte de sua vida, nunca deixe de se concretizar.
Deveras, lidamos diariamente com o destino de inúmeras pessoas, e é com muita alegria que, chegado este momento de término do meu ciclo de permanência à frente da pasta da política pública de Assistência Social de Pires Ferreira, é que tenho o privilégio de afirmar que trago em meu coração e em meu espírito a consciência livre de que guardei, a cada dia do exercício das minhas atribuições, a honestidade, a imparcialidade, a retidão, a dignidade e a coragem para efetivar a minha missão, preservando valores que me foram passados pelos meus pais - Alexandre e Marly, e que foram aprimorados pelo tempo com a contribuição de meus amados familiares, meus amigos, sem nunca esquecer da valiosíssima contribuição que recebi de todos os servidores públicos, meus ilustres e queridos colegas de lutas em defesa da Assistência Social, em todas as esferas municipal, estadual e federal!
Sabemos todos: A GRATIDÃO é um sentimento nos faz reconhecer que o outro participou da nossa evolução, do nosso aprimoramento,seja intelectual ou espiritual, da sabedoria que acumulamos na grande jornada da vida. E em se tratando de gratidão, não devemos nos distrair, tampouco deixar de demonstrá-la, pois trata-se de sentimento que tende a envelhecer facilmente e se esvair com o tempo.
Portanto, a vocês, estimados colegas, amigos, companheiros de lutas o meu muito obrigado.
Foi muito prazeroso lidar com tantos profissionais de estilos tão diferenciados, de personalidades tão diversificadas, e digo que busquei e consegui enxergar na peculiaridade de cada um, a beleza, o encanto de pessoasque me completavam a todo momento em meu trabalho.
Aos meus colegas de trabalho atuantes na Assistência Social, por mim sempre lembrados e respeitados, eu jamais poderia deixar deencaminhar uma mensagem.
Temos que reconhecer: Nós passamos por momentos difíceis.
Diariamente nos deparamos com notícias de rupturas de direitos socioassistenciais, de retrocessos nas políticas públicas, de falta de financiamento, da retomada do assistencialismo pragmático, do primeiro-damismo, e das desconstruções da tão e ainda frágil política de assistência social.
Mas quando tudo parece caminhar para o pior eu vejo a vida como eu sou, com o essencial sentimento de otimismo, é que a alegria e a esperança invade o meu interior por saber que existem em nossa classe vários corajosos, destemidos, profissionais dedicados e preparados para o enfrentamento das mais complexas e delicadas questões sociais que lhes são levadas ao fazer profissional!
Isto me enche de orgulho.
Que continuem assim, para o engrandecimento da Política Pública de Assistência Social de Pires Ferreira, do Ceará e do Brasil, e para que a sociedade confie mesmo em tudo aquilo que é justo.
Foram de igual forma valiosas as amizades que fiz, durante todo este período em que aqui estive, com nobres colegas de Profissão Assistentes Sociais, como também Psicólogos Advogados, Educadores Físicos, Terapeutas Ocupacionais, Pedagodos os demais profissionais de nível superior, todos os profissionais de nível médio e fundamental que indistintamente fazem parte e contribuem para a execução da política de Assistência Social, a quem eu guardo o meu mais profundo respeito e consideração. E aos que me eram distantes, pelo agitar dos afazeres, garanto, nosso convívio sempre fora marcado pelo respeito e pela cordialidade.
Como este pronunciamento que hoje faço, pelo encerramento das minhas atribuições na gestão da Assistência Social de Pires Ferreira, repito, resume-se puramente para fins de agradecimentos, dirijo-me cumprimentando a todos indistintamente com muita honra por todo esses anos exercendo as funções de Secretário de Assistência Social no período de 2006 a 2024, oportunidade em que fui igualmente tratado com imenso respeito.
Saibam que meu coração também se enchia de alegria quando notícias chegavam até a minha pessoa de que a minha presença no dia a dia, em determinadas atribuições, fazia o ambiente mais feliz e produtivo, e este sentimento vou levar sempre comigo.
Direciono meus profundos agradecimentos à minha equipe de auxiliares e aos queridos funcionários da Assistência Social de Pires Ferreira que tanto me auxiliaram durante a minha gestão; aos amigos e companheiros dos Colegiados Estadual, CIB, da Secretaria de Proteção Social, e dos companheiros de lutas do nosso querido COEGEMAS minha sempre e eterna gratidão, meus cumprimentos e meu muito obrigado.
E é lógico, também não poderia deixar de endereçar comovidos votos de gratidão aos meus estimados servidores e amigos de meu gabinete e das coordenadorias e diretorias, onde durante estes 18 anos me deram sobejas provas de amizade, carinho, lealdade, honestidade, e acima de tudo de grande apreço. Saibam que vocês me enchem de orgulho, em cada olhar de admiração, de cuidado e de ternura que vocês me endereçaram.
O carinho, aqui, tenham certeza, é totalmente recíproco.
Aos meus queridos Ex-Prefeito Professor Marcos e Ex-Primeira Dama Fátima Coelho que outrora me confiaram inicialmente essa árdua missão e que aqui estiveram durante a minha permanência agradeço a confiança ofertada na construção da Assistência Social de Pires Ferreira! Aos meus queridos amigos Ex-Prefeita e atual Vice-Prefeita Marfisa Aguiar e seu esposo e Prefeito de Reriutaba Pedro Humberto, que confiaram no meu trabalho no período de mandato de Marfisa e agora no novo desafio que assumo no município de Reriutaba como Secretário de Planejamento, Gestão e Inovação.
A Prefeita Dra Livia e o seu esposo Marcos Paulo amigos de longas datas que sempre fomos agradeço a confiança dos últimos 4 anos da gestão à frente da Assistência Social!
Obrigado por tudo.
Encerro, como iniciei a minha jornada,elevando meus pensamentos ao Criador nosso Deus e a minha mãe do Céu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nossa padroeira para agradecer por tudo o que me foi dado e confiado. Que eles guarneça nossas vidas e nosso fazer profissional com a sua proteção e dê sabedoria a todos os membros que aqui permanecem e os que virão.
Concluo, sem falsa modéstia, externando que carrego comigo o sentimento de que dignifiquei a minha profissão, e deixar a gestão do município de Pires Ferreira não significa deixar de ser Assistente Social,pois os atributos do profissional estão sempre no seu caminhar, nos seus olhos, nos seus atos, seja onde ele estiver.
O homem público nunca se despede sem deixar as suas marcas, e espero ter deixados boas marcas, marcas que sirvam de exemplo para os que aqui ficam e para todos que aqui se encontram presentes.
Foi uma honra para mim.
É o que sinto.
É o que desejo.
À vida!
A todos o meu muito obrigado.
Pires Ferreira, Estado do Ceará, aos 10 de fevereiro de 2025.
Fraternalmente
Márcio Damasceno Farias
Gestor da Política de Assistência Social de Pires Ferreira 2006-2024
RP: O SEU ENCONTRO COM O JORNALISMO SÉRIO E INDEPENDENTE É NA RÁDIO PALHANO WEB,COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO,A PARTIR DAS 12;00 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.